quarta-feira, 9 de setembro de 2009

SOBRE DIABETES

Definição

O Diabetes Mellitus é uma síndrome decorrente da falta de produção da insulina; da diminuição da produção de insulina e/ou da incapacidade da insulina produzida exercer adequadamente suas ações. A hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue) é o parâmetro para fazer o diagnóstico e avaliar a terapia.


Tipos de Diabetes

Tipo 1
Resulta da destruição das células beta pancreáticas, por mecanismo mediado por células, ou seja, através de um processo auto-imune , encerrando a produção de insulina, sendo então as aplicações de insulina a única forma de tratamento. A evolução clínica é rápida; o pico de incidência ocorre na infância e na adolescência, no restante dos portadores o início poderá acontecer em qualquer idade. Algumas formas de diabetes tipo 1 são idiopáticas, ou seja, de origem indeterminada.

Tipo 2
Nesse tipo de diabetes, há uma resistência à ação da insulina, em uma combinação com uma deficiência relativa de secreção de insulina. Pessoas classificadas inicialmente com este tipo de diabetes não precisam de insulina para alcançar um controle satisfatório. Acomete 90% da população com diabetes, dentre eles a maioria são obesos, hipertensos, sedentários e principalmente apresentam história familiar. Seus sinais e sintomas podem passar sem diagnóstico durante muitos anos, aumentando os riscos de se desenvolver complicações microvasculares e macrovasculares do diabetes.

Gestacional
Este tipo de diabetes é diagnosticado durante a gestação. Há uma resistência insulínica provocada por hormônios produzidos na placenta (prolactina, glucagon, progesterona, lactogênico, placentário), portanto a glicose (açúcar) permanece elevada no sangue materno, facilitando seu transporte e difusão pela placenta até o feto. Os riscos são maiores na mulher que já apresentou diabetes em outras gestações, histórico familiar de diabetes, história de aborto espontâneo, morte intra-uterina ou neonatal, bebes que nasceram com mais de 4 kg e de má formação congênita. Quanto mais fatores de risco a mulher apresentar, maiores serão as probabilidades de desenvolver diabetes gestacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário